29/07/2011 - 18:28 > 472 visualizações
Detran toma medidas para melhorar o ensino nas autoescolas

Em Minas Gerais, 60% dos motoristas são reprovados no exame de direção. Autoescolas que não mudarem o ensino poderão ser fechadas.

O Detran está de olho nas autoescolas. A partir de agosto, as empresas que não conseguirem a aprovação de pelo menos seis, de cada dez alunos, correm o risco de não renovar o alvará.

O teste de baliza é o que mais reprova. Dos candidatos que tentam tirar a carteira de motorista pela primeira vez, 66% reprovam. É o pesadelo da prova prática. O candidato pode fazer três tentativas para estacionar em cinco minutos e não pode esbarrar no meio fio ou no cone. O analista financeiro Luiz Humberto Soares Sobrinho não conseguiu passar na prova. “Foi nervosismo e eu não estava preparado. Eu que errei mesmo”, relata.

A falta de controle na embreagem é o segundo maior erro dos candidatos. Para o Detran os alunos deveriam fazer mais aulas práticas. “Hoje para se fazer um exame tem que ter apenas 20 horas e ninguém aprende apenas com esse período”, diz Anderson França, delegado de trânsito.

Muitos candidatos se queixam dos examinadores do Detran. “Tem alguns examinadores que começam a conversar”, diz Vanessa Vieira da Silva, operadora de caixa. “Eles podem fazer pressão e você fica ainda mais nervosa”, opina Luana da Silveira, estudante.

Por causa das reclamações, o Detran de Minas Gerais estuda instalar três câmeras em cada carro para registrar o que acontece nas provas. Tudo para preparar melhor e diminuir o número de tentativas dos candidatos.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/07/detran-toma-medidas-para-melhorar-o-ensino-nas-autoescolas.html

Atendimento Links teis Simulado Online